Veganos vão jantar na minha casa. O que fazer?

O veganismo é um constante aprendizado. Cada dia experimentamos algum alimento novo ou marca nova e também descobrimos o que não consumir, pois tem, de alguma forma, crueldade animal embutida. Para nós, veganos, essa tarefa de descobrimento pode ser um pouco confusa no início. Para quem não é vegano e tem apenas poucos dias ou horas para descobrir como receber um vegano em sua casa, saber o que fazer ou o que não fazer com certeza é algo mais confuso ainda.

A ideia deste post é dar dicas para ajudar quem irá receber amigos ou familiares veganos em sua casa. Espero que ajude, principalmente nesta época de festas de fim de ano que sem aproxima! 🙂

1

Apenas veganos ou veganos e onívoros?

O primeiro passo é saber se você irá receber apenas veganos ou tanto veganos quanto onívoros em sua casa.

Se você está recebendo apenas veganos na sua casa o ideal é que a refeição preparada seja toda vegana. Se você convidou estas pessoas para a sua casa é sinal de que você se importa com elas, preparar uma refeição 100% vegana mostrará isto. Preparar algo que todos possam compartilhar em conjunto é uma forma de garantir uma janta ou almoço agradável e especial.

Se você for receber tanto veganos quanto onívoros em casa garanta que existam opções veganas na refeição.

E os veganos vão preparar carne pra mim quando eu for na casa deles?

Não, não irão. Entretanto, se você é celíaco eles vão preparar algo glúten free. Se você não gosta de berinjela, não te convidarão para comer lasanha de berinjela. Não adicionaram passas no arroz, se você não come. (Lógico, lembre de informar quais são as suas restrições alimentares. Quando uma pessoa afirma ser vegana significa que ela não consome nenhum produto de origem animal nem fabricado por empresas que testam em animais ou realizam algum outro tipo de crueldade.)

Seja para receber veganos ou onívoros. A regra básica é que para receber outra pessoa seja preparado algo que não contenha nada que ela não coma. Não precisa fugir muito do seu contexto. Ninguém morre por passar uma refeição sem comer carne (acredite! 😛 ) e com certeza você, onívoro, come coisas que são veganas naturalmente.

O que preparar?

Acredite ou não, o que você vai preparar é muito menos importante do que o fato de você ter se importado em preparar. Não fique com medo de não saber o que fazer. Se você acabar a noite com um desastre culinário apelando para uma tele entrega, ainda sim o seu amigo vegano terá ficado feliz em saber que você tentou!

Você pode preparar algum prato muito simples como uma macarronada ao molho sugo, por exemplo. Ou ainda se aventurar em alguma receita vegana, exitem milhares delas na internet!

Como você provavelmente não é um expert dos rótulos, como a maioria dos veganos é, opte por receitas que levem o mínimo de ingredientes industrializados possíveis. Comprar frutas, verduras e legumes é uma tarefa mais fácil. Outra forma de não errar nos ingredientes é comprá-los diretamente em empórios e lojinhas veganas.

O que não preparar?

Salada. Sim, isto mesmo. Não entenda mal, uma salada bonita, bem arrumada e temperada é uma maravilha e sim, veganos vão amar! Mas a não ser que o seu amigo seja raw ele não vai muito feliz com apenas salada não. Salada não é prato principal! (veja bem, salada não vegetais) O estômago chora quando escuta um “Vamos fazer lasanha a bolonhesa. Mas e pro vegano? Ah, vai ter salada.” ¬¬ (trauma de anos comendo arroz com alface)

Como preparar?

É importante que a refeição vegana seja preparada sem contato com ingredientes de origem animal. Portanto, nada de usar talheres sujos de carne ou potes e panelas com resquícios de queijo. Churrasqueira e forno compartilhado ao mesmo tempo com carne também não é legal. É questão de respeito. Não custa nada tomar este cuidado.

A maioria dos veganos é desconfiado. Não fique chateado, não é que ele não confie em você, mas ele sabe o quanto ele já cometeu erros é só depois foi descobrir que estava comprando algo de alguma marca que testava em animais por pura falta de conhecimento mesmo. Muitos vão ficar com vergonha de perguntar pra você os detalhes da receita, mas provavelmente estarão com uma pulguinha atrás da orelha. Portanto, demonstre humildade e empatia. Compartilhe com seu amigo a receita que você irá preparar, de que site ou livro você pegou, quais são os ingredientes, quais marcas você comprou.

Se você quer proporcionar um momento bom para os seus amigos veganos, mas não quer se envolver no preparo da comida, que tal convidar o seu amigo vegano para lhe ensinar algum prato para que vocês preparem juntos? É uma ótima opção e com certeza vai render boas memórias.

Outra opção é encomendar algo com algum pequeno empreendedor vegano ou ainda pedir tele entrega de algum lugar vegano na sua cidade. 🙂

2

Espero que tenham gostado das dicas! 🙂

Deixe uma resposta