PANC | Ora-pro-nóbis

De uns tempos para cá eu comecei a ouvir muito sobre a Ora-pro-nóbis. A mais popular entre as PANCs (Plantas Comestíveis Não Convencionais) é indicada como uma planta de fácil preparo, com alto teor nutricional e muito proteica.

Eu tinha me interessado sobre ela, mas nunca tinha ido atrás. Foi minha mãe que um dia chegou em casa com uma mudinha da planta para cultivarmos.

O que aconteceu foi que ninguém teve muito tempo para tratar dela de forma apropriada e acabou que semanas depois da muda chegar em casa eu acabei arrancando a maioria das folhas para enfim conseguir experimentar este alimento diferente.

Ora-pro-nóbis

Como ela era de fato muito pequeninha, não era possível que eu fizesse um refogado ou um molho pesto. O que fiz então foi refogar ela com alho, cebola, tomate, shitake e misturar ao macarrão.

Macarrão com Ora-pro-nóbis

Comi algumas folhinhas separadas do resto para entender o sabor e a textura. Achei a textura um pouco diferente de tudo que eu já comi, é como se fosse um espinafre mais suculento. O sabor é bem sutil. Não tem gosto forte de nada, porém o gostinho que da para sentir é bom. Com certeza um refogado só destas folhas ficaria muito bom!

Em resumo, eu adorei a ora-pro-nóbis! Indico à todos que experimentem, inclusive os que não são muito chegados em verduras.

Só fiquei triste por não ter mais para poder fazer outras invenções na cozinha com ela. Espero conseguir reviver o que restou da mudinha para ter novas folhinhas no futuro! 🙂

Deixe uma resposta