Como preparar arroz!

O post de hoje é especial para quem nunca cozinhou na vida e agora que se tornou vegetariano e está passando maus bocados sem saber cozinhar morando com uma família que come carne!

Eu acho que uma das coisas mais importantes quando você muda sua alimentação é aprender a se virar sozinho. Eu parei de comer carne com 16 anos e saber preparar a minha própria comida com certeza fez toda a diferença nesta mudança.

Vou fazer alguns posts por aqui ensinando o básico do básico. Obviamente, cada família tem seus diferentes hábitos na cozinha. Fiquei apavorada quando comecei a frequentar a casa do meu noivo e vi que eles não utilizavam tomate em casa pra nada! Aqui em casa não ter tomate é quase como não ter água! 😛 Para toda receita básica existem diversas variações, o que vou mostrar por aqui é apenas uma sugestão 😉 .

As regras principais para fazer arroz são:

  • Não mexer enquanto cozinha;
  • Não colocar água demais;
  • Não esquecer o sal.

O primeiro passo é refogar alho e cebola em um fio de azeite. Para fazer arroz para três pessoas, meia cebola média e dois dentes de alho costuma ser suficiente, mas você também pode não colocar cebola e aumentar a quantidade de alho e vice-versa, conforme o seu gosto pessoal.

dsc_0315 dsc_0321

Quando o alho e a cebola já estiverem dourados como na foto abaixo é a hora de adicionar temperos de sua preferencia. Pode-se fazer várias adaptações, com mix de temperos, ervas finas, açafrão, páprica… Este passo é opcional. 😉

dsc_0330

Depois, adicione o arroz. Normalmente uma xícara e meia serve bem três pessoas, mas tudo é relativo com base no quanto de arroz você costuma consumir, então você vai aprendendo a acertar a quantidade com o tempo.

Leve novamente ao fogo e refogue um pouco o arroz.

dsc_0331

Adicione então água, cerca de 1 dedo e meio acima do arroz, e sal. O ideal é que você experimente a água e sinta que ainda falta sal, pois quando o arroz cozinha e a água evapora ele fica mais salgado do que quando você experimentou. Este é o último momento que você vai mexer o arroz, mexa para misturar o sal e pronto.

dsc_0337

Leve ao fogo médio para cozinhar, mantenha a panela com a tampa entreaberta.

dsc_0340

Quando começar a secar a água, baixe o fogo e feche a panela. O momento de baixar o fogo é quando tem água até cerca de metade do arroz (quando você enfia uma faca para espiar entre os grãos), ou quando com a panela no fogo você observa ainda água fervendo sobre o arroz, porém alguns grãos já estão fora da água. (Na foto abaixo aparenta ter menos água do que realmente tinha.)

dsc_0344

Neste momento é preciso tomar cuidado para não deixar queimar. Desligue após aproximadamente 5 minutos, logo antes de a água secar por completo. E então, com o fogo já desligado, deixe a panela fechada por cerca de 5 à 10 minutos para que o restinho da água acabe de evaporar e o arroz acabe de cozinhar com o vapor.

E está pronto!

Fazendo o passo a passo assim parece ser complicado, mas é extremamente simples. E com a prática se faz cada vez melhor e mais rápido. 🙂

dsc_0347 dsc_0353 dsc_0355

Espero que ajude os novos aventureiros na cozinha! 🙂

Quem já está acostumado a cozinhar, como prepara o arroz na sua casa? Deixe aqui nos comentários! 🙂

Deixe uma resposta